Auditoria de 600 sistemas fotovoltaicos solares instalados em telhados revela que 97% apresentaram problemas de segurança “graves”

Uma auditoria realizada em mais de 600 sistemas solares comerciais instalados em telhados ao redor do mundo descobriu que quase todos, 97%, apresentavam “grandes” preocupações com a segurança.
A auditoria, conduzida e compartilhada pela consultoria Clean Energy Associates, observou as principais preocupações com a segurança, que incluíam problemas de aterramento (49%), módulos danificados (47%), conectores mal encaixados (41%) e terminações inadequadas (40%).
A grande maioria dos problemas de segurança identificados na auditoria estão relacionados a práticas de instalação inadequadas, segundo a CEA, o que significa que a maioria deles pode ser identificada e resolvida relativamente facilmente antes que resultem em incêndios, riscos à segurança e potencialmente custosas responsabilidades.
A auditoria foi realizada em sistemas de telhados comerciais nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Canadá, México, República Tcheca, Alemanha e Polônia.
A CEA afirmou que as causas mais comuns de riscos à segurança nas instalações solares estão relacionadas a práticas de instalação inconsistentes e amplamente variáveis, informações imprecisas ou incompletas sobre conectores e conflitos de interesses entre prestadores de serviços de operação e manutenção e proprietários do sistema.
Fonte: Renewable Energy World por John Engel em 21/06/2023


0 Comments